observatório

2020

Este projeto nasce em Avis, uma vila no Alto Alentejo.

Trata-se de um processo de pesquisa, onde são reunidos uma série de elementos provenientes deste lugar, como uma apropriação de um espaço com o qual a autora vai estabelecendo uma relação.

Numa fase inicial, há uma procura pela matéria e informação que permitem distinguir este local de qualquer outro, desenhar a sua identidade. Desta forma, surge a linha como um dos seus elementos principais, em primeiro lugar dentro do mapa, dando visibilidade aos contornos que definem os limites da vila e também na própria paisagem, a linha imaginária que delimita aquilo que se vê.

Na música os silêncios marcam a ausência de som e estão representados com tanta importância como o resto da composição. Observatório é um compêndio de uma investigação, que segue por diferentes caminhos e é constituído por várias etapas, a sua construção passa pela materialização dos silêncios deste lugar, aquilo que nos envolve e já nem nos apercebemos. 

Esta é uma representação, não do lugar em si, mas da sua experiência, através das suas formas, sons e matéria. Trata-se de uma síntese, uma junção de diferentes partes numa unidade, aqui representada pela linha.

IMG_8956.jpg
IMG_8600.jpg
IMG_8889.jpg
IMG_8885.jpg